sábado, 1 de agosto de 2009

Adiado reinício das aulas
Escolas voltam a funcionar no dia 10 de agosto

A Secretaria Municipal de Educação de BH, Smed, anunciou hoje que as aulas nas escolas municipais serão retomadas apenas no dia 10 de agosto, segunda-feira. De acordo com o comunicado, a medida é preventiva, visando evitar a disseminação do vírus H1N1.

O vírus é o causador da gripe conhecida como Influenza A (ou Gripe Suína) e a medida foi tomada em conjunto entre o Comitê de Enfrentamendo à Influenza A, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, Sinep/MG, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE e a Smed.

Os sindicatos de trabalhadores em educação: SindRede/BH (municipal/BH), Sind-UTE/MG (estadual) e Sinpro Minas (particulares) não foram consultados.

Em
nota no seu site, o sindicato dos professores particulares levanta a questão do adiamento sem prejuízo nos vencimentos d@s professor@s e afirma acreditar "que a medida é ineficaz e a prorrogação das aulas em uma semana não será suficiente para dissipar o problema". SindRede/BH e Sind-UTE/MG ainda não se manifestaram.

Leia abaixo a íntegra (sic) do comunicado da Smed:

"SMED / GERED's / 1197 -2009

Belo Horizonte, 31 de julho de 2009.

Senhor(a) Gerente,

Comunicamos a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte de adiar o início das aulas do 2º semestre, nas escolas municipais de Belo Horizonte, para o dia 10 de agosto, como medida preventiva, tendo em vista os casos da gripe causada pelo vírus H1N1.

Portanto, solicitamos todo o empenho dessa gerência, quanto a dar ciência dessa decisão às direções das escolas dessa regional, na urgência que o tempo requer, de todas as formas possíveis, para garantir que a escola também tenha como se organizar para divulgar a toda a comunidade escolar, incluindo aqui os professores e educadores infantis, e também as creches conveniadas.

Oportunamente, as direções serão orientadas sobre possíveis encaminhamentos.

Contando com seu apoio, somos.

Atenciosamente,

MACAÉ MARIA EVARISTO
Secretária Municipal de Educação"

4 comentários:

blogdamodesta disse...

A decisão contou com o apoio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais.E os diretores de escolas municipais passaram por capacitação na 1ª quinzena de julho.
É o que nos informa o Diário Oficial do Município.Vide abaixo.

Modesta Trindade Theodoro

"Sábado, 1 de Agosto de 2009Ano XV - Edição N.: 3393
Poder Executivo
Capa

COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À INFLUENZA A (H1N1) ADIA RETORNO ÀS AULAS
O retorno às aulas nas escolas municipais de Belo Horizonte e esta­duais em todo Estado de Minas foi adiado por uma semana. A previsão para o retorno das aulas é o dia 10 de agosto. Na rede particular, a recomendação é a mesma, mas os diretores têm liberdade para acatar ou não a recomendação. A decisão de prorrogar as férias por mais uma semana, como medida preventiva, contou com o apoio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais. A prorrogação das férias foi decidida em uma reunião na sexta, dia 31, entre o Comitê de Enfrentamento à Influenza A, a Secretaria Estadual de Educação e representantes das escolas privadas.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, afirmou que o momento não é de alarme, mas de precaução. 'O prefeito Marcio Lacerda tomou a decisão em conjunto com o Estado e já repassou para a Secretaria Municipal de Educação. O calendário escolar não será prejudicado. A decisão foi acatada. É uma medida estratégica para evitar a velocidade da transmissão da doença com o retorno às aulas', explicou.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo, as escolas municipais estão orientadas sobre os procedimentos para se evitar a contaminação da Influenza A (H1N1). 'Na primeira quinzena de julho, todos os diretores das escolas da Prefeitura passaram por capacitação em um encontro com técnicos das secretarias municipais de Saúde e Educação. Todas essas orientações estão disponíveis na intranet da educação e também no portal da PBH', disse."

Maria F. disse...

Oi. Estava de férias até segunda...Sabem me dizer se os funcionário trabalharão normalmente nas escolas da Rede? O inicio das atividades vale somente para alunos ou se estende aos professores e demais auxiliares?

Coletivo Lima Barreto disse...

Modesta


É verdade. Conforme relatamos no post, o sindicato patronal particular (Sinep/MG) também tomou parte na decisão.

De lamentável mesmo foi a exclusão sumária d@s trabalhador@s em educação deste estado (SindRede/BH, Sinpro/MG e Sind-UTE/MG) na decisão. Você viu a nota do Sinpro/MG ?

Foi mais um aceno das administrações públicas (municipal e estadual) e dos patrões privados de que, para eles, não interessa a opinião d@ trabalhad@r.

É a democracia que a "junta partidária", e o interesse econômico privado oferecem.

E lutamos tanto...

Alguns dirão que em questões de calamidade pública (neste caso, a pandemia) a urgência deve imperar, ao que nós redarguimos:

1. É do dia 31 pra cá, a calamidade ?

2. Se negativo, por que tanta demora na decisão (se eficaz) ?

3. Se a decisão demandou tanto tempo, por que @s trabalhador@s em educação não foram "convidad@s" a participar dela ? Nem CME ?

4. E, finalmente, por que exatamente no último dia útil possível do mês no qual o segmento mais numeroso das categorias (municipal, estadual e privado), @s professor@s estão em férias/recesso ?

Sim, saúde pública é primordial. Sobre isto não há dúvidas. Não caberia neste momento discussão, por parte d@s Auxiliares de Bbtca. sobre assunto que não é do seu domínio. Deixemos a cargo dos nossos sindicatos e suas assessorias. Entretanto respeito também o é. Nem por convite ?!?!?!

Vamos lembrar que @s trabalhador@s em educação são (aliás, como lembrou, vagamente, a secretária na nota. Vagamente porque "esqueceu", desconsiderou @s auxiliares estatutári@s e os demais celetistas) potenciais vítimas da pandemia.

Maria F.

Não sabemos... É um caso a pesquisar, mas lembro que - fora os casos de férias e eventuais negociações -, durante todo o mês de julho, apesar da pandemia, as escolas municipais tiveram "colônias de férias" e, algumas, alugaram seu espaço para encontros religiosos e outros quetais... E tudo isso com funcionári@s e direções sujeitos ao vírus.

Pelo menos é o que dá a entender a nota da secretária e a decisão patronal conjunta.

É aí que a gente pergunta: e o respeito pel@ profissional ? Profissional em educação não "conta como povo", como eleitor, como munícipe ? Ou será que, à pedido administrativo, durante o mês de julho algum ente superior suspendeu temporariamente a pandemia, só para que pudessem ser realizadas as "colônias de férias" ? @s trabalhador@s em educação que labutam - também - em julho foram imunizados por ação divina ?

M. Elisa disse...

Na minha escola os professores foram dispensados... A diretora não mandou comunicar às Aux. de Biblioteca que não precisariam ir trabalhar e, num tom de "bondade e caridade" (digna de Madre Tereza) concedeu o favor às auxiliares da dispensa até sexta-feira (dia 07/08)- ocasião em que as auxiliares, em troca desse "favor concedido pelos seres supremos" devm retornar com incumbência de preparar os murais de boas-vindas à alunos e professores (estes sim! merecidamente tiveram suas Férias PROLONGADAS!)
Acho isso um absurdo!!!!
é por uma dessas e outras que devemos buscar nossa real posição dentro das escolas! Para que fique bem claro que não precisamos de FAVORES da direção, mas o que é de DIREITO DE TODOS DA EDUCAÇÃO, isso sim temos DIREITO