sexta-feira, 22 de maio de 2009

ROLANDO NOS COMMENTS

Companheir@s Auxiliares de Biblioteca

Os debates de ideias nos comments estão ficando, cada vez mais, interessantes.

São - por si só - indicadores de que nós, em grupo, fazemos a diferença.

Vejam só:




Uma colega comentou:

Amigos do Lima Barreto, sejamos honestos conosco mesmos: Quais são as reais chances de um segmento tão "pequeno" (diante dos olhos dos GRANDES DA PBH); com tanta rotatividade (segundo o pessoal da SMED é o cargo com mais alto índice de exonerações) e com tão poucos engajados ???

Mínimas em meu ponto de vista!

Estou há anos neste cargo (sou na verdade uma espécime em extinção !) e não é a primeira vez que surgem grupos como este tão bem intencionados...

Mas o que na verdade aconteceu? Uma defasagem enooooorme salarial - tanto que hj o poder de compra de nosso mínimo salário (e no andar da carruagem há pouco tempo nos equipararemos ao SALÁRIO MÍNIMO mesmo !)


Outra respondeu:

Comentários como os de cima realmente me desanimam...


A voz unificada do Coletivo Lima Barreto:

Compas (royalties para a Consola): nós achamos que as possibilidades são pequenas em função da falta de mobilização do segmento. E não tiramos razões, entendem ?

Tal não vai ou não se manifesta em função de estar no probatório (tempos de ditadura, no qual diretor@s acham-se "cargo de confiança" do prefeito da vez e esquecem-se de que são "cargo de confiança" sim, mas da comunidade que @s elegeu), outro não vem às reuniões porque o salário é pequeno e está "por essas bandas só de passagem", outr@, ainda, não tem fé na capacidade de mobilização. Talvez - só talvez - tod@s os motivos estejam certos em seus contextos: e quem é que vai questionar as particularidades do outro, e, pior, julga-las ? Mas o coletivo está aqui para isso mesmo, apanhar, levantar lutar, apanhar, levantar, lutar...

Companheira, não se desanime. O primeiro comentário não é tão pessimista quanto parece. É realista, mas cabe apenas a nós fazermos algo para mudar isso.

Você, você, você e você que leem este "forunzinho" aqui: façam como a Maria, a Greice, o Daniel, O George, Antônio e tantos outros Antônios, Georges, Daniéis (?!?!?! pô, Daniel, foi mal, mas que ficou estranho este plural... ficou), Greices e Marias: dê sua opinião, participe !

Nós, em estado de mobilização já obtivemos grandes vitórias !!! Sim !!! Vamos contar ?

Lembram daquela questão do depósito do terço de férias em janeiro ? O que aconteceu ? Brigamos e resolveram pagar logo, não foi ?

Outra: nunca havia nenhum(a) auxiliar nas assembleias. Hoje el@s já formam grupinhos ! E votam. E falam ! Opinam ! Ninguém mais tem medo de microfone !

Hoje temos auxiliares que são representantes de seu turno nas reuniões do SindRede ! E tudo isso aconteceu de um ano pra cá ! A partir das reuniões, do Lima Barreto, da mobilização, enfim.

Querem mais uma ? O SindRede tem quatro representantes no Conselho do Fundeb (dois titulares e dois no banco - hehehe só para fazer uma metáfora futebolística como o molusco-presidente ...) e, desses quatro, dois são Auxiliares de Biblioteca (um titular e um no banco...): 50% !!!!

São pequenas vitórias somadas. Sim... contadas nos dedos das mãos, mas vitórias !

Nossa reunião de quarta-feira foi bonita de se ver: todo mundo participando (quando o Alexandre calava a boca, claro... KKKKK), mas há ideias novas, sangue novo, gente que quer fazer, exatamente como vocês duas.

Se teremos 40%, 60%, equiparação com P1 ?

É uma questão de persistência. E muita luta. E muita mobilização. E nós somos capazes. Nós vamos conseguir.

E se nós vamos conseguir mudar um pouco a "cultura escolar" e conseguir mais respeito ?

Claro que vamos !

Depende de cada um em seu turno, com muito respeito, calma e educação, fazer ver à cada corpo docente e comunidade em geral, de cada escola, que estamos aí, na luta. Tão trabalhador(a) em educação quanto qualquer outro segmento representado pelo SindRede/BH. Que nosso trabalho não se resume a espanar estantes: vamos além...

Espalhamos a poeira das cabeças ! Mexemos com sentimentos, formação, educação, cultura, e, sobretudo: conceitos que precisam ser revistos.

E mudados !!!


Querem outra vitória (pelo menos junto à Smed) ?

Ano passado o Vocurcão assinou e enviou para as direções uma circular lembrando que a (maldita) gestão dos livros didáticos não era apenas função da biblioteca, e, sim, do conjunto formado por biblioteca, coordenação, direção e secretaria. E neste ano a Macaé (preferimos Cabo Frio e Búzios), ratificou ! É ordem da Smed. Outra vitória, mas que temos que tomar à peito no "chão de fábrica" de nossas escolas.


O curso de formação do Núcleo de bibliotecas já reafirma as reais funções d@s Auxiliares de Biblioteca e assumindo-as como verdadeiras...

Vamos lá, importantes
Auxiliares de Biblioteca !


Nada está pronto: temos
que construir porque somos,
tod@s e com orgulho,

o COLETIVO LIMA BARRETO
DE AUXILIARES DE BIBLIOTECA !



9 comentários:

Anônimo disse...

Pau na máquina compas! Agora é hora da gente mostrar nossa cara e socializar o máximo possível a nossa luta entre os auxiliares e entre o conjunto dos trabalhadores da educação!

Anônimo disse...

é... mas cá entre nós, pra qdo mesmo vcs esperam o aumento salarial?

Alexandre disse...

Anônimo, aqui não há "vocês": venha com a gente, torne-se, também, nós. Será um orgulho !

Anônimo disse...

Nós não esperamos, nós lutamos por ele e por melhores condições de trabalho. Paulo Freire fala muito bem sobre nossa conduta:

"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero."
Paulo Freire

Um abraço!

Ana B. disse...

Acho que devemos lutar sim e muito! Mas a questão é que a maioria dos meus colegas auxiliares que converso é que há muito desânimo em lutar porque as coisas dificilmente mudam quando se trata de aumento na PBH!

Jaqueline disse...

Amigos, com sinceridade qual seria o salário JUSTO no nosso caso? tenho esta dúvida...

Anônimo disse...

Amig@s,

Não há receita de bolo, nem forma pronta de se fazer a luta... Não somos considerados trabalhadores da educação, não temos plano de carreira, vale-cultura, não podemos dobrar, não temos calendário unificado, as bibliotecas são tratadas como depósitos, seus funcionários como almoxarifes e por aí vai...

O que seria justo para nossa categoria?

A equiparação salarial com os P1 já seria uma grande vitória, por isso acredito que devemos encampar essa luta!

Beijos!

Coletivo Lima Barreto disse...

Ana: é meio tostines a desculpa de alguns colegas, né ? Cá entre nós (todos rsrs): tá mais pra preguicinha... "Não vou porque não adianta..." - puro sofisma - Muito menos adiantará se não for... Mas as coisas estão mudando e só quem tiver a janela aberta conseguirá perceber. Veja quantas vitórias nossas enumeramos no tópico. Achamos que, agora, "não ver" já começa a ser uma questão de conveniência.

Jaqueline: a proposta é de equiparação ao P1, algo em torno de R$ 950. E você ? O que você acha ?

Coletivo Lima Barreto disse...

Colega "Anônimo(a)": há concordância em parte do que diz: realmente a equiparação com os vencimentos do P1 será uma grande vitória. Claro, em uma luta árdua e que não será curta, nem rápida.

Com relação a não sermos considerados trabalhadores em educação, aí já é uma questão de convencimento de nossos pares que formam o maior segmento da classe. Somos, sim, de fato e direito, mas temos que fazer perceberem, e isto se faz sem brigas, mas com afirmação, dentro da cultura escolar.

Temos um plano de carreira, embora queiramos melhora-lo com mudanças. Nosso plano de carreira é pífio e defasado ao extremo da irresponsabilidade dos "gestores" municipais da educação. Mais uma luta no caminho.

Realmente não podemos dobrar ou ter extensão de jornada, mas questionamos: seria isso o ideal ? Ou o ideal seriam melhores salários para que não existisse a necessidade da dobra e da extensão ? Salários dignos e condizentes com a nossa responsabilidade e qualidade de trabalho dentro da educação municipal.

O calendário e a jornada unificados é uma luta diretamente ligada à questão "P1". Viu quanto trabalho temos à frente ?

Sim, muitas vezes nossas bibliotecas viram almoxarifados. Ou coisas até mesmo piores. Aí caímos novamente na questão do convencimento e conscientização da "cultura escolar".

Mas... se não aparecemos: quem nos verá ?

Vamos lutar pela questão do P1. Achamos que já é um bom começo e uma bandeira justa.