quinta-feira, 21 de maio de 2009

Auxiliares reunem-se para debater salários
"Estudos e promessas" da PBH para o segmento foram avaliados


Auxiliares de Biblioteca, Secretaria e Escola encontraram-se no SindRede/BH nesta quarta-feira (20/5) para procurar entender o aceno da PBH com um "estudo sobre aumentos" que vão de 40 a 60%.

Reunião de auxiliares no SindRede/BH
define os caminhos do segmento
(foto: Cristiano/SindRede/BH)

Um dos presentes afirmou ter ligado para a Smed e ter recebido como resposta a informação de que o reajuste em questão diria respeito apenas aos funcionários administrativos que trabalham na secretaria. Outra possibilidade levantada pelo grupo é a de que qualquer estudo que conduzisse à recomposição dos salários absurdamente defasados podesse vir atrelado a um aumento de carga de trabalho, hipótese descartada unanimemente por todo o grupo.

Diante da falta de clareza com relação ao assunto por parte da PBH, voltou-se a debater a equiparação dos salários iniciais dos demais trabalhadores em educação (auxiliares) com o nível P1 d@s professor@s. Outra possibilidade seria a criação, dentro do plano de carreira da Smed, de um sistema de cargos e salários similar ao dos Analistas de Políticas Públicas, respeitando a questão escolaridade. Tais alterações, logicamente, demandam muita luta política e um sério trabalho junto aos vereadores de BH.

Encaminhamentos:
não à qualquer tentativa
de aumento de jornada
e equiparação aos "P1" já !
(foto: Cristiano/SindRede/BH)

Após amplo debate, ao final da reunião foram votados os seguintes encaminhamentos:

* Enviar ofício à Smed para que esta se pronuncie por escrito sobre a real situação d@s auxiliares dentro corpo de servidores da PBH, a fim de esclarecer as informações dúbias;

* Promover campanha de redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, igualando-a a dos professores;

* Equiparação salarial com os "P1" já;

* Repudiar qualquer proposta de reajuste salarial que esteja vinculada ao aumento da jornada de trabalho;

* Reafirmar o segmento como parte integrante dos trabalhadores em educação da rede pública municipal de BH;

* Reajuste único e digno para toda a categoria; não ao abono e a gratificação temporária.


A PBH marcou para o dia 1º, nova reunião com o SindRede/BH.

7 comentários:

Anônimo disse...

Na hora do aumento aí sim, só os Aux de Secretaria são da "administração" né? Pois bem, se este aumento acontecer desta forma como a secretaria disse acho que deveríamos simplesmente PARAR!!! Pôxa é brincadeira viu?! O tanto que ralamos e ainda somos obrigados a ouvir isso!

Coletivo Lima Barreto disse...

É mais ou menos por aí. Só para quem trabalha na Smed, isso foi o que deu a entender a resposta que veio de lá de cima (ou lá debaixo, depende do ponto de vista do "favorecido"). Mas, calma, por enquanto tudo é especulação. Vamos aguardar as reuniões agendadas do sindRede com a Sec. de Administração e rec. Humanos.

Maria disse...

Amigos do Lima Barreto, sejamos honestos conosco mesmos: Quais são as reais chances de um segmento tão "pequeno" (diante dos olhos dos GRANDES DA PBH; com tanta rotatividade (segundo o pessoal da SMED é o cargo com mais alto índice de exonerações) e com tão poucos engajados???
Mínimas em meu ponto de vista!
Estou há anos neste cargo (sou na verdade uma espécime em extinção!) e não é a primeira vez que surgem grupos como este tão bem intencionados... Mas o que na verdade aconteceu? Uma defasagem enooooorme salarial - tanto que hj o poder de compra de nosso mínimo salário (e no andar da carruagem há pouco tempo nos equipararemos ao SALÁRIO MÍNIMO mesmo!)

Greice disse...

Comentários como os de cima realmente me desanimam...

Coletivo Lima Barreto disse...

Maria, Greice, nós achamos que as possibilidades são pequenas em função da falta de mobilização do segmento. E não tiramos razões, entendem ? Tal não vai ou não se manifesta em função de estar no probatório (tempos de ditadura, no qual diretor@s acham-se "cargo de confiança" do prefeito da vez e esquecem-se de que são "cargo de confiança" sim, mas da comunidade que @s elegeu), outro não vem as reuniões porque o salário é pequeno e está por essas bandas "só de passagem", outr@, ainda, não tem fé na capacidade de mobilização. Talvez - só talvez - tod@s os motivos estejam certos em seus contextos: e quem é que vai questionar as particularidades do outro, e, pior, julga-las ? Mas o coletivo está aqui para isso mesmo, apanhar, levantar lutar, apanhar, levantar, lutar... Greice, não se desanime. O que Maria falou não é tão desanimador assim. É realista, mas cabe apenas a nós fazermos algo para mudar isso. Você, você, você e você ainda que leem este "forunzinho" aqui: faça como a Maria, a Greice, o Daniel, O George, Antônio e tantos outros Antônios, Georges, Daniéis (?!?!?! pô, Daniel, foi mal, mas que ficou estranho este plural... ficou), Greices e Marias: dê sua opinião, participe ! Nós, em estado de mobilização já obtivemos grandes vitórias !!! Sim !!! Vamos contar ? Lembram daquela questão do depósito do terço de férias ? O que aconteceu ? Brigamos e resolveram pagar logo, não foi ? Outra: nunca havia nenhum(a) auxiliar nas assembleias. Hoje el@s já formam grupinhos ! E votam. E falam ! Opinam ! Ninguém mais tem medo de microfone ! Hoje temos auxiliares que são representantes de seu turno nas reuniões do SindRede ! E tudo isso aconteceu de um ano pra cá ! A partir das reuniões, do Lima Barreto, da mobilização, enfim. Querem mais uma ? O SindRede tem 4 representantes no Conselho do Fundeb (2 titulares e dois o banco - hehehe só para fazer uma metáfora futebolística como o molusco-presidente ...) e, desses 4, 2 são Auxiliares de Biblioteca (um titular e um no banco...): 50% !!!! São vitórias somadas. Sim... contadas nos dedos das mãos, mas vitórias ! Nossa reunião de quarta-feira foi bonita de se ver: todo mundo participando (quando o Alexandre calava a boca, claro... KKKKK), mas há ideias novas, sangue novo, gente que quer fazer, exatamente como vocês duas. Se teremos 40%, 60%, equiparação com P1 ? É uma questão de persistência. E muita luta. E muita mobilização. E nós somos capazes. Nós vamos conseguir. Se nós vamos conseguir mudar um pouco a "cultura escoalar" e conseguir mais respeito ? Claro que vamos ! Depende de cada um em seu turno, com muito respeito, calma e educação, fazer ver à cada corpo docente e comunidade em geral que estamos aí, na luta. Tão trabalhador(a) em educação quanto qualquer outro segmento. Que nosso trabalho não se resume a espanar estantes: vamos além... Espalhamos a poeira das cabeças ! Mexemos com sentimentos, formação, educação, cultura, e, sobretudo: conceitos que precisam ser revistos. E mudados !!!

Quer outra vitória (pelo menos junto à Smed) ? Ano passado o Vocurcão assinou e enviou para as direções uma circular lembrando que a (maldita) gestão dos livros didáticos não era apenas função da biblioteca, e, sim, do conjunto formado por biblioteca, coordenação, direção e secretaria. E neste ano a Macaé (preferimos Cabo Frio e Búzios),ratificou ! Outra vitória, mas que temos que tomar à peito no "chão de fábrica" de nossas escolas.

O curso de formação do Núcleo de bibliotecas já fala nas reais funções d@s Auxiliares de Biblioteca e assume-as como verdadeiras...

Isto está ficando longo, né ? Vou transformar em tópico ! Fica mais visível.

Vamos lá, importantes Auxiliares de Biblioteca !

Anônimo disse...

Eu gostaria de parabenizar a iniciativa do pessoal do blog.Realmente , estamos vendo a cada dia a desvalorização de todos os profissionais ligados à educação.Iniciativas como essas, leva-me a ter vontade de aderir à causa.
Unidos somos mais!

Coletivo Lima Barreto disse...

E... "vamuquevamu" !!!!

Venham conosco ! É o que @ anônim@ falou aí:

JUNTOS SOMOS MAIS