quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Colegas:

Com relação ao penúltimo item da nossa pauta, vale a pena registrar aqui as diretrizes oficiais para utilização dos 10% do caixa escolar. Tais diretrizes garantem - se postas em ação - a transparência.


DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO
DACOMISSÃO DE SELEÇÃO
DE ACERVO DA BIBLIOTECA
1


  1. A Comissão de seleção de Acervo tem como objetivo direcionar as ações de escolha e aquisição de materiais bibliográficos e materiais especiais visando à melhoria do acervo da biblioteca. As aquisições serão feitas com a verba de 10% das subvenções enviadas pela PBH à caixa escolar, segundo o artigo 163, § 2º, da Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte.


  1. A Comissão deverá ser composta por representantes de todos os segmentos da escola – profissionais da biblioteca, direção, coordenadores, professores, funcionários, alunos e aquelas escolas que atendem a comunidade, 1 representante deste segmento. Deverá ser anunciado a toa a escola o prazo para a formação da Comissão, para que os interessados possam se inscrever. Ao fim desse prazo, serão apresentados ao coletivo os nomes dos voluntários.


  1. A Comissão deverá ser coordenada pelo bibliotecário nas escolas que abrigam bibliotecas-pólo. Nas demais escolas, essa coordenação deverá ser exercida por um profissional que estiver atuando na biblioteca, indicado pela direção e pelo bibliotecário responsável. No caso de inexistência desses profissionais, a Comissão escolherá uma pessoa para ocupar tal função.


  1. É atribuição da Comissão de Seleção de Acervo decidir quais os materais serão adquiridos para a biblioteca. O coordenador da comissão, após aprovação da lista, deverá encaminhá-la ao responsável pela compra na escola.


  1. As reuniões serão agendadas no momento do conhecimento da liberação da verba. Anteriormente, o Coordenador já deverá contatado os setors da escola, levantando tais demandas.


  • Na reunião decide-se qual demanda será atendida.

  • Deverá ser analisada a lista de sugestões apresentadas pela biblioteca, com materiais necessários que não constam na lista de sugestões dos leitores (livros danificados, livros muito procurados, entre outros).

  • O acervo da biblioteca deverá ser consultado para certificar-se da inexistência ou insuficiência de exemplares de cada item solicitado.


6. Para a realização das reuniões, os membros da Comissão deverão ser convocados com o mínimo de 48 horas de antecedência. A definição da aquisição será realizada pelos membros que estiverem presentes.


7. A Comissão deverá realizar ampla divulgação à comunidade escolar da lista de livros aprovados para a compra.

8. Nenhuma aquisição para a biblioteca deverá ser realizada sem a prévia consulta à Comissão.

___________________________________________

1 GCPF / SMED – Núcleo de Coordenação de Bibliotecas (Grupo de Acervo)

5 comentários:

je disse...

Me desculpem se utilizei o espaço para um assunto não relevante neste post.
Alguém sabe me dizer se tenho alguma chance de ser convocada ainda esse ano? A PBH teria que chamar 67 novos auxiliares para que eu estivesse incluida.
Abraços e muito obrigada.

Coletivo Lima Barreto disse...

Olá, Gege. Não estamos sabendo como estão os procedimentos na Sec. Mun. de Educação, apenas inferir. Mas para te dar uma idéia, posso dizer que na escola na qual trabalho entrou uma aprovada no segundo semestre do ano passado. Enquanto isso vamos lutando para diminuir carga horária sem redução salarial e, consequentemente, ampliar o quadro. Nem todas as escolas tem um auxiliar por turno, mas vamos chegar lá, inclusive com a reivindicação de dois auxiliares por turno.

Conte com a gente !

Grah Dias disse...

Boa noite!
Conheci o blog há pouco tempo e sempre o acesso para saber das novidades.
A minha pergunta também não é relacionada diretamente ao post... Vcs sabem se teremos algum reajuste nos vencimentos, devido ao reajuste do salário mínimo?
Sou auxiliar de biblioteca da regional oeste.
Obrigada.

Coletivo Lima Barreto disse...

Gracie, nosso salário está muito defasado, muuuuito mesmo. Vamos falar sobre isto na Assembléia do dia 11 de março. Temos colegas com dados impressionantes sobre isto, entretanto não tem a ver diretamente com o salário mínimo, não há essa vinculação.

Grah Dias disse...

Obrigada pela resposta.
Farei o possível para ir à Assembléia.
Abraços!