quarta-feira, 8 de julho de 2009

Reunião de Auxiliares de Biblioteca
A meta é a equiparação com o P1


Na reunião realizada no dia 6 de julho, foi apresentada a PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA que altera artigos visando dar atualidade à referida lei municipal no que tange às funções de Educador Infantil e Auxiliares de Biblioteca.

O destaque é para a adequação de tais servidores ao plano dos servidores docentes de nível escolar básico, o que equivale a dizer: P1.

Professores P1 quase já não existem no quadro da PBH. Atualmente quase a totalidade é P2. Assim, a proposta não ferirá possíveis suscetibilidades. A adequação elevará o salário básico d@s Auxiliares de Biblioteca para, aproximadamente, R$ 950, Vale salientar que uma "Proposta de Emenda" requer assinatura de, pelo menos, 5% do eleitorado, o que equivale em BH a aproximadamente 90 mil ELEITORES.

O auxiliar de biblioteca Jorge garante que é possível. "Façamos uma conta básica: A PBH tem aproximadamente 200 escolas, se estipularmos uma média de 500 alunos por escola e se cada um dos 500 alunos tiver no mínimo um pai, mãe ou avó eleitor, teremos um total de 100.000 assinaturas. Fora os funcionários e familiares dos mesmos", contabiliza.

Além da Proposta de Emenda, também foi apresentado o projeto do abaixo-assinado que vai circular entre auxiliares e quem est@s puderem mobilizar. Esse abaixo-assinado é uma iniciativa do Grupo LerBH e foi bem aceito pelo grupo presente de auxiliares de biblioteca, com algumas sugestões de correção que serão feitas para o texto final.

Temos, então, duas consistentes manifestações d@s auxiliares de biblioteca:

1. A "Proposta de Emenda" que demanda 90 mil assinaturas e que circulará entre os servidores da educação e população em geral (com postos públicos de coleta de assinaturas) e que serve para alterar a lei diretamente, e

2. O abaixo-assinado que também circulará entre servidores da educação e será apresentado aos vereadores para sensibilizá-los com reivindicações importantíssimas para o segmento.

Para obter o abaixo-assinado para a Proposta de Emenda à Lei Orgânica, procure o representante do seu turno no SindRede/BH ou diretamente o sindicato, na Av. Amazonas, 491, 10º andar. Quanto ao abaixo-assinado para @s vereador@s, vamos aguardar a redação final do Jorge, do LerBH.

Outro aspecto fundamental da reunião foi a participação (formal) do LerBH nas reuniões do SindRede/BH, com um documento (o abaixo-assinado) apresentado na Arena Democrática do segmento, somando (e muito !) esforços para a realização dos objetivos comuns. Foi uma bela resposta ao apelo tantas vezes repetido aqui.

Assim caminha a democracia: corpos e mentes expostos ao sol da lida. Seja na rua, seja na avenida, na praça e, quem sabe, um dia, até Macaé ? Não se pode esquecer da Praia dos Cavaleiros !

22 comentários:

Silene disse...

Poderiam disponibilizar o formulário p/ proposta de emenda no blog. Fica mais fácil e ágil.

Anônimo disse...

Um dúvida!
O LerBH se apresentou formalmente na presença de quem? Sendo um grupo virtual com vários auxiliares e bibliotecários que não representa a PBH formalmente, como é que ele se apresentou? E com qual legitimidade?

M.F. disse...

rsrs Lá vem esta "anônima" novamente! Mas que não é tão anônima assim não viu? Já ouvi e pratico o ditado "pra bom entendedor um pingo é letra!"
Ei pessoal do Blog! Sabe quem é essa anônima que sempre vem aqui defender o lado de lá???? hehehe
FIQUEM DE OOOOLHO E DE OUVIDOS BEM ABERTOS NAS PRÓXIMAS REUNIÕES OU CURSOS DO NUCLEO DE BIBLIOTECAS (UMA EXTENSÃO DA SMED, DIGA-SE DE PASSAGEM)QUE FICARÁ TÃO CLARO PRA VOCÊS QUANTO FICOU PARA MIM!
É por isto que não acato TUDO...que QUESTIONO MEEEEEEEEESMO!

M.F. disse...

AH! E FICOU TÃO INCOMODADA A RESPEITO DA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO "LERBH" JUSTAMENTE PORQUE FAZ A MAIOR PROPAGANDA VIU? (mais dicas! alguem arrisac um palpite???)
rsrs

Pablo - EMPRF disse...

hehe!!
se incomoda é porque estamos no caminho certo!
vamos tomar os céus de assalto e e mostrar que existem coisas mais elevadas do que as torres da SMED S/A.

Anônimo disse...

Como vocês são infantis e ingênuos. O LerBH é um coletivo virtual, e não um grupo "físico" que tem sua própria organização. Logo esse coletivo não pode exercer representatividade em nenhum espaço, a não ser que todos os seus membros estejam a par disso e deleguem alguém para essa função. Portanto NÃO HOUVE UMA PARTICIPAÇÃO FORMAL DO GRUPO LERBH.

Alexandre disse...

A partir do momento que o LerBH, apresenta um documento formal e solicita apreciação e, ainda mais (e belamente), aceita a crítica construtiva, entende-se que apresentou-se formalmente. Para ver virtualidade é necessário um olhar... digamos... virtual. O LerBH, para quem desconhece, também reúne-se fisicamente em encontros. Não pertenço ainda ao grupo (honroso e honrado), tenho algumas diferenças de pensamento com relação a algumas posturas (que faço questão de debater publicamente) , mas compreendo sua existência como fundamental para a diversidade da opinião.
-
Muitas vezes clamamos a presença oficial do grupo nas reuniões do SindRede/BH e agora aquele se faz presente neste.
É mais uma vitória para o segmento e para a classe, que só tem a ganhar com a diversidade do pensamento.
-
Inclusive, ganhamos também, com outras opiniões (por mais estapafúrdias que pareçam). O difícil é o anonimato covarde. Apareça e exponha seu pensamento. Será um prazer debater e levar a sério o que hoje é apenas piada.

Coletivo Lima Barreto disse...

Silene: grande ideia. Vamos digitalizar e postar, ok ? Valeu demais pela sugestão.

Anônimo disse...

Não sei onde vocês vêem piada!
Muito pelo contrário isso é algo com implicações um tanto sérias.

Não existe o LerBH "em abstrato" que chega e apresenta um documento.

Existe alguém que se diz representante de um grupo e que por conveniência é entendida pelo todo.

E eu estou afirmando que esse documento não foi debatido no LerBH e essa pessoa agiu de forma anti-ética e se posicionou de maneira irresponsável ao se dizer representante do grupo, sem que isso fosse debatido e aceito pelo coletivo.

Se isso se manter, alguém terá que se responsabilizar.

Alexandre disse...

Quer comparecer e apresentar-se ? Candidata-se a tal ? Será um prazer debater, e muito útil, certamente, entretanto lá, no SindRede/BH.
-
Não quer desta forma ? Então mantém-se o dito e a piada continua a ser o anonimato irresponsável e, sim, verdadeiramente antiético.
-
E, assim ficamos: ou se deixa a covardia, ou permanece a piada, afinal, como falar de ética, virtualidade, etc mantendo-se o anonimato ? É paradoxal.
-
Meu nome e endereço são conhecidos. Estou à disposição. Quer responsabilizar alguém se "isso se manter(sic)" ? (E tudo manter-se-á: que não cobre responsabilidade quem não a tem.)
-
O SindRede/BH é uma opção jurídica. Eu sou uma opção física.
-
Todas as convocações para reuniões do segmento d@s auxiliares de biblioteca no SindRede/BH (assim como todas as outras) tem ampla publicidade. Deliberam aquel@s que comparecem e assinam, anotando presença.

Jorge Ferraz disse...

Caro Alexandre e demais colegas, gostaria de esclarecer que sou integrante do Grupo LerBh, no entanto, não me apresentei como representante "oficial" do mesmo na reunião do dia 07 no Sind Rede. O texto do abaixo assinado foi uma iniciativa de um grupo de auxiliares de biblioteca da Regional Venda Nova, do qual tomei parte com grande satisfação. Peço ao "anônimo" (mas nem tanto, conforme o Alexandre) que não faça acusações e muito menos ameaças infundadas baseadas em um julgamento no mínimo precipitado em relação aos fatos.
Um GRANDE abraço a todos, e vamos a luta que é o que realmente importa!

JORGE

Alexandre disse...

A luta é fato. Valeu Jorge ! E valeu o esclarecimento. Vale lembrar que o convite ao LerBH continua (e assim sempre o será) de pé.
-
Não há "donos" no que é coletivo. Não há verdade que não passe pelo debate.

M.F. disse...

Mais uma dica (e quem já não tinha sacado esta é no mínimo "passadinho"rs)
O tal "anônimo" na verdade é uma "anônimAAAAA" e... NÃO É AUXILIAR DE BIBLIOTECA como todos nós pobres mortais deste blog...
Alias, ela deixa isto bem claro deste seus primeiros post (em outros debates anteriores) quando em nenhum momento se interessa por melhorias em nossa categoria... já tinham "reparado nisso"?
E aí?...alguém arrisca um palpite?

Anônimo disse...

Eu vou palpitar: NÃO DEVE SER PROFESSORA (pelo menos de português).

Anônimo disse...

"Outro aspecto fundamental da reunião foi a participação (formal) do LerBH nas reuniões do SindRede/BH, com um documento (o abaixo-assinado) apresentado na Arena Democrática do segmento, somando (e muito !) esforços para a realização dos objetivos comuns. Foi uma bela resposta ao apelo tantas vezes repetido aqui."

"Caro Alexandre e demais colegas, gostaria de esclarecer que sou integrante do Grupo LerBh, no entanto, NÃO ME APRESENTEI COMO REPRESENTANTE "OFICIAL" DO MESMO na reunião do dia 07 no Sind Rede. O texto do abaixo assinado foi uma iniciativa de um grupo de auxiliares de biblioteca da Regional Venda Nova, do qual tomei parte com grande satisfação."

Dito e comprovado!
Agora calem a boca e sejam mais responsáveis nas postagens do blog!

M.F. disse...

Tenho dó dessaZINHA aí de cima viu? Que dó meu Pai!...rsrs

Alexandre disse...

Não falei ? Virou piada... KKKKKKKK

Alexandre disse...

Aliás...

"Calem a boca" é algo extremamente democrático... Que tipo... KKKKKKKKKKKKKKKKK

Jorge Ferraz disse...

Anônimo(A), não entendi o que você quer dizer com "Dito e comprovado!" o simples fato de o colega Alexandre pensar que eu, como integrante do Grupo Lerbh, estava representando-o oficialmente é alguma espécie de crime??? Outra pergunta, se sentiu ofendida em algum momento? Isso não lhe dá o direito de faltar com a educação e o respeito para com seus colegas de trabalho.
Ser o representante do Grupo não seria um fardo e sim um orgulho, mas não é esse o meu objetivo. O que me interessa é o que podemos conquistar com o esforço coletivo, não sei se é do seu interesse também.
Até!

Anônimo disse...

Não, não é um crime! É apenas APARELHAMENTO de um outro grupo que sequer sabe do que está sendo dito em seu nome! Algo que é muito repreensível e que vocês mascaram com muito sarcasmo.
Ou melhor, vocês não, o responsável pelo Coletivo Lima Barreto.

Usam o nome do LerBH sem poder e ainda vem falar de democracia.
Isso é que é piada!

M.F. disse...

Deus me livre de trabalhar sob o comando dessa nossa "colega" anônima acima! (ops! mais dica, pessoal!_)rsrs

Alexandre disse...

KKKKKKKK... É completamente surreal ! Imediado.