quinta-feira, 9 de julho de 2009

Marketing nos olhos dos outros...
(virou supermercado)
Trabalhadores em educação transformam-se em divulgadores de produtos



"...as instituições enviaram ao mercado publicitário uma proposta de parceria na qual dizem que os professores --"promotores de sua marca"-- podem atuar em ações de merchandising nas portas de vestibulares nas quais distribuem brindes patrocinados (como chocolates, sucos e chicletes) e vestem camisetas com as marcas".

Leia mais em www.coordenacao-ativa.blogspot.com

2 comentários:

Cristina disse...

Que horror... professores atuando em "ações de merchandising"?!!! Ontem estava conversando com Thais sobre o curso de arte-educação na educação infantil que vai acontecer no sindrede. Não vou cobrar um centavo para dar o curso.Falávamos que, junto com a discussão importante sobre arte-educação, este seria também o momento de resgatarmos, de alguma forma, o sentido do conhecimento como algo público, gratuito, patrimônio da humanidade. Quis, ao não cobrar, respeitar essa ideia e protestar contra a mercantilização da cultura, da educação. Acredito que essa atitude fortalece a oposição ao massacre capitalista e está de acordo com discussões da arte contemporânea que desaprovam as constantes cooptações da indústria.Sim, não cobrar foi uma opção política e coerente. Estou feliz por ela. Porém, não estou fazendo avaliações morais aqui. Não chamei minha opção de "a certa".Mas acho que é pelo menos uma forma de repudiar a febre de comercialização que queima o mundo já há um bom tempo.

Alexandre disse...

Bela ação, Cris. Repartir é sempre muito bonito.
-
com relação aos servidores-propagandistas, daqui a pouco estaremos de uniforme e botom (or completely botton-less ?) nos supermercados. Aliás... Já começou, talvez nós não tenhamos dado conta, mas somos, junto com "nossas" crianças, explorados comercialmente, eleitoralmente, desavergonhadamente, nas "escolas integradas", nas "colônias de férias de duas horas" em julho, etc...
-
Quero os direito de utilização pública do cargo !!!
-
Falando nisso... cadê o acerto do débito referente às nossas avaliações ?