Reunião de Auxiliares de BibliotecaA meta é a equiparação com o P1Na reunião realizada no dia 6 de julho, foi apresentada a PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA que altera artigos visando dar atualidade à referida lei municipal no que tange às funções de Educador Infantil e Auxiliares de Biblioteca.
O destaque é para a adequação de tais servidores ao plano dos servidores docentes de nível escolar básico, o que equivale a dizer: P1.
Professores P1 quase já não existem no quadro da PBH. Atualmente quase a totalidade é P2. Assim, a proposta não ferirá possíveis suscetibilidades. A adequação elevará o salário básico d@s Auxiliares de Biblioteca para, aproximadamente, R$ 950, Vale salientar que uma "Proposta de Emenda" requer assinatura de, pelo menos, 5% do eleitorado, o que equivale em BH a aproximadamente 90 mil ELEITORES.
O auxiliar de biblioteca Jorge garante que é possível. "Façamos uma conta básica: A PBH tem aproximadamente 200 escolas, se estipularmos uma média de 500 alunos por escola e se cada um dos 500 alunos tiver no mínimo um pai, mãe ou avó eleitor, teremos um total de 100.000 assinaturas. Fora os funcionários e familiares dos mesmos", contabiliza.
Além da Proposta de Emenda, também foi apresentado o projeto do abaixo-assinado que vai circular entre auxiliares e quem est@s puderem mobilizar. Esse abaixo-assinado é uma iniciativa do Grupo LerBH e foi bem aceito pelo grupo presente de auxiliares de biblioteca, com algumas sugestões de correção que serão feitas para o texto final.
Temos, então, duas consistentes manifestações d@s auxiliares de biblioteca:
1. A "Proposta de Emenda" que demanda 90 mil assinaturas e que circulará entre os servidores da educação e população em geral (com postos públicos de coleta de assinaturas) e que serve para alterar a lei diretamente, e
2. O abaixo-assinado que também circulará entre servidores da educação e será apresentado aos vereadores para sensibilizá-los com reivindicações importantíssimas para o segmento.
Para obter o abaixo-assinado para a Proposta de Emenda à Lei Orgânica, procure o representante do seu turno no SindRede/BH ou diretamente o sindicato, na Av. Amazonas, 491, 10º andar. Quanto ao abaixo-assinado para @s vereador@s, vamos aguardar a redação final do Jorge, do LerBH.
Outro aspecto fundamental da reunião foi a participação (formal) do LerBH nas reuniões do SindRede/BH, com um documento (o abaixo-assinado) apresentado na Arena Democrática do segmento, somando (e muito !) esforços para a realização dos objetivos comuns. Foi uma bela resposta ao apelo tantas vezes repetido aqui.
Assim caminha a democracia: corpos e mentes expostos ao sol da lida. Seja na rua, seja na avenida, na praça e, quem sabe, um dia, até Macaé ? Não se pode esquecer da Praia dos Cavaleiros !