segunda-feira, 5 de abril de 2010

Greve continua


A assembleia de servidores municipais em educação realizada na tarde de hoje, 5 de abril, no Colégio Municipal Marconi, decidiu pela continuação da greve até que a prefeitura resolva negociar a pauta de reivindicações com seriedade.

Em uma votação maciça, mais de dois mil trabalhadores reunidos disseram sim à greve, por entender que a PBH posterga, com o uso da força institucional e outros instrumentos, quaisquer tentativas de negociação. Há mais de um ano, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte - SindRede/BH - vem tentando, sem obter resultados, negociar com a administração municipal.

Várias reuniões foram marcadas (e adiadas ou canceladas unilateralmente pela prefeitura) muito antes da decisão pela greve, que foi a última alternativa de quem deseja, realmente, negociação.

O Comando de Greve marcou nova assembleia da categoria: será no dia 9 de abril, 14h, no Colégio Municipal Marconi.





-*-

NOTA DO
DEPARTAMENTO JURÍDICO
DO SIND-REDE/BH


O Departamento Jurídico do Sind-REDE/BH, desde a notícia da ação judicial proposta pela prefeitura, vem empenhando-se em demonstrar que não são os grevistas os responsáveis pelo impasse junto ao município.

Na verdade a decisão do Exmo. Desembargador Eduardo Andrade é surpreendente, porque determina, a priori, a volta ao trabalho, agravada por pesada multa, sem tecer qualquer consideração sobre a legalidade da greve. Procedimento que impediria, na verdade, o exercício de qualquer direito de greve, legal ou ilegal.

Todas as medidas processuais já estão sendo tomadas para restabelecer a normalidade institucional no exercício do direito constitucional de greve, ao mesmo tempo que vêm sendo feitas diligências junto ao Egrégio Tribunal de Justiça para que se crie naquela Casa, consoante orientação do Supremo Tribunal Federal, um verdadeiro foro de mediação e arbitragem dos conflitos coletivos do trabalho.

Nenhum comentário: