sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DUVIDAS - DÚVIDAS - DÚVIDAS

Uma colega mandou sua dúvida
pelo e-mail do CLB:

coletivolimabarreto@yahoo.com.br

Mande também suas dúvidas:

pelo Orkut,
nos Comments do blog,
pelo following no Twitter
ou para o e-mail do Coletivo
(endereços acima, no blog, à esquerda):


De: Auxiliar X para o CLB:

Tentando conseguir assinaturas para a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que favorece os Auxiliares de Biblioteca, Secretaria e Profs da Educação Infantil... Um funcionário da escola me disse que não assinava lista que necessitasse de título de eleitor por causa de uma fraude ocorrida com um eleitor...

Usaram o nº do título dele para outros fins... etc. Não confiam no Sindicato, principalmente no governo do PT, porque parece que essa fraude ocorreu no governo do PT...

Desculpem a minha ignorância quanto a essas possibilidades, mas gostaria de um esclarecimento a respeito desse assunto.

Como poderei continuar a pedir que assinem na nossa lista, se esse processo não for seguro? Algumas pessoas vêm questionando que não é realmente necessário o nº do título para esse fim, e só assinam a outra lista.


Resposta

Auxiliar X, agradecemos a sua participação e a confiança que você deposita no CLB, que somos tod@s nós.

Embora possa parecer uma ignorância (no sentido estrito de ignorar) há algum fundamento no temor de seu colega. Claro que não se pode fazer nada com um título de eleitor que possa prejudicar o próprio. Pelo menos diretamente, entretanto, imagina se alguém usa o número do seu título para assinar qualquer abaixo-assinado em seu nome ? Entendeu ?

Não sabemos dizer se houve algo relacionando títulos eleitorais e abaixo-assinados com o PT, mas podemos dizer a você (e, por favor retransmita a ele) estas observações:

1. Há dois documentos circulando entre auxiliares. Embora com teores levemente "aparentados", esses documentos tem objetivos bem diferentes:

a) O primeiro, um abaixo assinado simples, destina-se a colher assinaturas SEM necessidade de apresentar título de eleitor. O documento traz várias e antigas reivindicações do nosso segmento e será destinado a um vereador específico da CMBH. Para esse documento, necessitamos recolher o máximo possível de assinaturas de Auxiliares de Biblioteca da rede apenas. Somos pouco mais de 300 e precisamos chegar perto desse número. É um documento que tem a finalidade de SENSIBILIZAR o vereador e seus pares para que prestem atenção e nos ajudem quanto às nossas mazelas;

b) Com relação ao segundo documento, esclarecemos ser mais do que um abaixo-assinado, embora não deixe de ser um abaixo-assinado. Para nós, Auxiliares, ele é muito importante na medida em que propõe um piso salarial para todos(as) os(as) Trabalhadores(as) em Educação nível médio (Auxiliares de Escola, Biblioteca e Secretaria). Trata-se de um PROJETO DE INICIATIVA POPULAR. Tal tipo de documento tem o poder constitucional de - desde que recolhidas as assinaturas de, pelo menos, 5% dos eleitores radicados em um município (aproximadamente 90.000 em BH) - alterar a Lei Orgânica municipal, sem necessidade de votações no legislativo e/ou aprovação do executivo. Por causa dessa importância e tremenda responsabilidade, é fundamental o número do título, que comprova ser o assinante um eleitor deste município. O documento sairá diretamente do SindRede/BH para a CMBH, sem risco de "contaminação" pelo caminho.

2. Não há porque não confiar no nosso sindicato. Tudo é feito de forma clara, decidido em assembleias e sob a aprovação de maioria de presentes. O SindRede/BH, como muitos sindicatos, tem um tipo de direção coletiva chamada de colegiada. A Direção Colegiada garante que todas as correntes que participam de uma eleição tenham direito a lugares na direção proporcionalmente aos votos conquistados. Se tal chapa teve 40% dos votos, ela terá 40% dos cargos diretivos. À grosso modo, é assim que "funciona". Assim, temos correntes diferentes na direção o que garante a democracia nas decisões internas - aquelas relacionadas exclusivamente à administração. Conforme já falei, as decisões que envolvem a categoria são tomadas em assembleia: mais democrático, impossível. Basta comparecer a uma delas e você poderá pereber como os grupos agem, defendendo suas posições, conversando com indecisos, etc. Essa é a política séria, feita na base do convencimento por meio de apresentação de argumentos. Nenhum dos grupos é ligado diretamente a partidos, embora tenham em sua formação, membros deste ou daquele. Faz parte do cotidiano democrático.

Esperamos ter satisfeito e esclarecido suas dúvidas.

À propósito: vocês podem inteirar-se do conteúdo do Projeto de Iniciativa Popular clicando AQUI.

Também podem conhecer um pouco da história do SindRedeBH AQUI.

Um grande abraço do

CLB:
porque a luta
somos nós !

Caso algum(a) colega queira complementar/corrigir as informações aqui prestadas, basta utilizar os "comments" de forma identificável.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi, gente!

As informações prestadas pelo coletivo são muito relevantes, no entanto há um pequeno equívoco. O projeto de iniciativa popular precisa das assinaturas e nº do título para iniciar o trâmite na Câmara de Vereadores.

Só há 4 maneiras de apresentar um projeto de lei: apresentado pelo executivo através do líder do governo; apresentado por algum dos vereadores; por um projeto de iniciativa popular (o que estamos fazendo) e pela comissão de iniciativa popular (não tenho certeza do nome correto). Optamos pela 3ª para garantir a discussão na cidade das nossas demandas, e evitar a disputa partidária e de egos na câmara. Mas mesmo assim teremos que visitar os vereadores depois q o projeto for protocolado e garantir q eles aprovem, e tem a necessidade da homologação do prefeito. Portanto, estamos apenas dando o primeiro passo em direção à criação do piso municipal para os trabalhadores/as em educação.

Abraços,
Thaís e Daniel.

Anônimo disse...

Há muitos motivos para não confiar no sindicato. Se as pessoas confiassem, iriam todas às assembléias. Está muito difícil confiar em alguém. Porém, no caso do título, por que muitos o usaram para votar na obra do OP ? Confiam mais na PBH ? Pior seria utilizar o CPF. Em todo o processo só as "Educadoras Infantis" tem chances reais.

Cláudio Mattos disse...

Anônimo, eu aprendi na vida que confiança não se fia, se constrói. Vivemos na era do medo, acuados e inoperantes. E o pior, ao invés de vencermos nosso medo, o reproduzimos e multiplicamos.
Vença seu medo, anonimo, não deixe que "de seu túmulo nasçam flores amarelas e medrosas."

Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que estereliza os abraços,
não cantaremos o ódio, porque este não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte.
Depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

blogdamodesta disse...

O "Congresso internacional do medo" de Carlos Drummond de Andrade é muito bom! Provisoriamente, a maioria de nós tem cantado o medo, provisoriamente o amor se escondeu. É essa a ideia do poeta, não?!
Sobre confiar/desconfiar,há um outro poema muito interessante: Casos da vida. Concordo que há motivos para não confiar nas pessoas, contudo não dá para sobreviver desconfiando.
Mas tudo é provisório.
Até o medo. Este, ainda não vi por aqui.

Maria F. disse...

GENTE!!! OLHA O ABSURDO QUE ESTAMOS VIVENDO!!! HÁ MAIS DE UM ANO O SENHOR PREFEITO (FILHO DE UMA *&¨%$#¨*) SEQUER ACENOU COM A POSSIBILIDADE DE AUMENTO!!! TODAS AS CATEGORIAS TRABALHISTAS RECEBERAM REAJUSTE EM TORNO DE 7% E NÓS DA REDEpbh????
NADA!!!!
É UMA VERGONHA DIZER QUE SOU FUNCIONÁRIA DESSA "EMPRESA"!!!

Anônimo disse...

NEM TODAS AS ESCOLAS DA REDE RECEBERAM O ABAIXO ASSINADO. COMO FAREMOS PARA CONSEGUIR ESSAS ASSINATURAS SE NEM O ABAIXO ASSINADO TEMOS???
POR ACASO ALGUMA DIREÇÃO DE ESCOLA ESTÁ RETENDO O DOCUMENTO NO MALOTE?
NA ESCOLA ONDE EU TRABALHO, AINDA ESTOU AGUARDANDO A CHEGADA

Alexandre disse...

Você pode buscar no SindRede/BH, ou pedir por fax.

O endereço é Av. Amazonas 491/10º andar e o telefone é 32263142.

Silene disse...

Gostaria de saber noticias sobre o projeto de iniciativa popular, conseguiu muita assinatura? Já foi encaminhado?

Obrigada.